Coado (Pour Over)

O café coado é o mais tradicional método do Brasil, é quase um ritual repetido todas as manhãs! Seja no filtro de papel ou pano, o café coado requer poucos utensílios, é um método simples e que produz cafés muito delicados mas, ao mesmo tempo, permite florescer toda a complexidade de aromas e sabores do café. Neste método incluem-se os novos rituais Hario V60 e Kalita. Desenvolvido pela japonesa Hario, o V60 possui uma angulação de 60°, estrias em espiral e um grande orifício para um melhor fluxo do café, já a Kalita, possui a base plana para permitir uma infusão mais uniforme do café. O maior diferencial é o filtro de papel com 20 ondulações que ajudam a isolar a infusão da parede do coador e evitar perda de calor, aumentar a área de coagem e melhorar o fluxo.


Passo 1


Moa 30g de Buenavista Café com granulometria fina. Para perceber melhor as delicadas nuances do café especial, utilize menos café, cerca de 23g para cada 350ml de água.

 

Coado


Passo 2


Coloque o filtro no porta filtros. Molhe o filtro com água quente e descarte esta água, ela serve para limpar o filtro de impurezas e aquecer todo o conjunto.

 

Coado


Passo 3


Adicione o café moído ao filtro e dê leves batidas na lateral do porta filtro para que o pó se assente de forma plana. Coloque o porta filtro sobre um recipiente que receberá o café coado, posicione todo o conjunto sobre uma balança de precisão e zere (tara) a balança.

 

Coado


Passo 4


Inicie o cronômetro e adicione água até a balança marcar 60g, ou seja, o dobro do peso do café. Aguarde 30 segundos, este processo é conhecido como Blooming, onde compostos voláteis e CO2 são liberados do café. Adicione mais 60g de água em movimentos circulares da borda ao centro sem derramar sobre o filtro de papel. Certifique-se de molhar todo o pó por igual. Aguarde mais 30 segundos.

 

Coado


Coado

 

Passo 5


Desta vez comece a adicionar água do centro para a borda em movimento de espiral, adicione cerca de 90g de água, neste ponto já devemos ter 150g de água. O objetivo deste passo é criar uma turbulência na infusão para que a água extraia de forma uniforme todos os compostos do café.

 

Coado


Passo 6


Quando o café começar a gotejar após a segunda adição de água, adicione mais 100g de água utilizando o mesmo padrão de movimentos em espiral, isto proporciona um total de 250g de água adicionada. Esta adição deve levar de 15 a 20 segundos.

 

Coado


Passo 7


Após a terceira adição de água terminar de passar pelo café, adicione a quarta e última porção de água, desta vez serão 100g, totalizando 350g de água. Este passo deve ser feito em 20 segundos.

 

Passo 8


Agora é hora de sentir os sabores e aromas desta experiência!

 

Coado