Chemex

Utiliza um elegante recipiente de vidro com funil incorporado onde se apoia o filtro de papel que é mais fino que o normal. Inventado em 1941 por Peter Schlumbohm, seu design pouco mudou. Hoje é item fundamental no kit do entusiasta de café. O processo é muito semelhante ao Hario V60, mas requer alguns cuidados, como o controle do fluxo de água e a moagem, que precisa ser ligeiramente mais grossa que para o coado no Hario.


Passo 1


A quantidade de café e água varia de acordo com o tipo de grão que esteja usando e a intensidade pretendida. Como ponto de partida, recomendamos o uso de 50 gramas de café para 700 ml de água. Faça ajustes posteriores de acordo com seu gosto. A moagem deve ser grossa.

 

Chemex

 

Passo 2


Desdobre o filtro de papel e coloque-o na Chemex, garantindo que a ponta da parte tripla de papel esteja na mesma direção que o bico de servir, tomando o cuidado de não obstruí-lo.

 

Chemex

 


Passo 3


Molhe completamente o filtro de papel, além de eliminar impurezas do filtro, a água irá aquecer toda a Chemex. Descarte a água pelo bico de servir.

 

Chemex


Passo 4


Despeje o café moído no filtro e dê um agitado suave. Isso irá distribuí-lo de forma que ele fique plano, permitindo uma extração uniforme de todo o café.

 

Chemex


Passo 5


Inicie o processo de extração despejando água sobre o café moído, a quantidade deve ser o dobro da quantidade de pó utilizado, por exemplo, se utilizou 50g de café, utilize 100ml de água. Este processo é conhecido como Blooming, e é importante para a liberação de compostos voláteis e gás carbônico. Aguarde por 40 a 45 segundos.

 

Chemex


Passo 6


Despeje cerca de 200ml de água em um padrão circular começando do centro e em movimento de espiral até a borda do café. Evite despejar água no filtro. Aguarde para que a maior parte da água flua pelo pó. Repita o processo novamente até que toda a água seja despejada, sempre de 200ml em 200ml, ou seja, não despeje continuamente toda a agua. Desta forma, garantimos que todo o café foi percolado pela água de forma completa.

 

Chemex


Passo 8


O processo de percolação deve durar de 3,5 a 4,5 minutos. Se for menos tempo, considere utilizar uma moagem mais fina ou uma taxa de vazão de água mais lenta. Se a extração durar mais que indicado, utilize uma moagem mais grossa ou aumente a vazão de água.

 

Chemex


Passo 9


A Chemex é ideal para dividir com os amigos e a família! Aproveite!