Aeropress

Inventado por um americano, o Aeropress é um método rápido e prático. Um êmbolo pressiona água e o pó por um filtro de papel. É o preferido dos profissionais juntamente com o Hario.

 

Passo 1

Aqueça 200ml de água de boa qualidade à 93ºC ou ferva e aguarde 30 segundos. Moa de 15 a 18 gramas de Buenavista Café (dependendo da intensidade desejada) com uma granulometria um pouco mais fina que o sal de cozinha.

 

Aeropress

 

Passo 2

Coloque um filtro de papel no porta filtros da Aeropress.

 

Aeropress

 

Passo 3

 

Molhe com a água quente o filtro de papel. Este processo remove qualquer impureza do filtro, além de permitir que o filtro cole no porta filtros para facilitar a colocação e aqueça todo o conjunto. Cuidado para não queimar a mão. Segure pelas orelhas do porta filtro.

 

Aeropress

 


Passo 4


Monte a Aeropress posicionando o embolo de borracha no início no número 4.

 

Aeropress

 

Passo 5


Posicione a Aeropress de cabeça para baixo (números de cabeça para baixo).

 

Aeropress

 

Passo 6


Coloque o Buenavista Café moído na Aeropress, utilize o funil que acompanha a Aeropress para que não caia pó nas bordas para evitar vazamentos.

 

Aeropress

 

Passo 7

 

Adicione água quente o suficiente para umedecer todo o pó. Inicie o cronometro e marque 30 segundos, este processo se chama Blooming, e é responsável pela liberação de CO² e compostos voláteis.

 

Aeropress

 

Passo 8

Após 30 segundos, adicione o restante da água e mexa com a colher da Aeropress e aguarde 1 minuto.


Passo 9


Após 1 minuto de infusão, mexa novamente e coloque encaixe o porta filtro na Aeropress certificando-se de encaixar firmemente. Vire a Aeropress sobre um recipiente. Aplique uma força constante, cerca de 30 kg. Se sentir muita resistência, é provável que a moagem esteja muito fina, em caso de pouca resistência, pode ser que ela esteja muito grossa. A extração finaliza quando é ouvido barulho de ar saindo do porta filtro.

 

Aeropress

 

Passo 10

Retire o porta filtro e empurre o embolo até o fim, descartando o filtro com a borra em uma lixeira de orgânicos.

 

Aeropress


Passo 11


Coloque o café na sua xícara e aprecie o momento!