Aram

Espresso sem máquina? Sim, é possível!

Por Ronaldo Muinhos, Diretor e especialista em café do Buenavista Café.

Espresso, definição Técnica

O café espresso, por definição, é a extração realizada pela água quente através de pressão aplicada em uma camada densamente prensada de café. A pressão padrão para esta extração é de 9 bar, ou seja, 9 vezes a pressão de uma atmosfera ou cerca de 6.750 mmHg. O resultado é uma bebida intensa, encorpada e com sabores e aromas potentes. Outra característica única do espresso é a espuma formada no topo, composta por bolhas minúsculas de dióxido de carbono, vapor d’água, óleos emulsificados e partículas não solúveis de café. Esta espuma recebe o nome de crema

Por conta da alta pressão utilizada, tais características de extração só eram possíveis através das máquinas de espresso. Mas hoje não é bem mais assim! Com criatividade e uma dose de genialidade, foram criados alguns equipamentos manuais que prometem entregar o mesmo resultado de uma máquina de espresso! Entre elas, uma orgulhosamente brasileira!

Então vamos conferir quais as principais opções do mercado suas características!

Aram

Aram
Aram

Desenvolvida pelos brasileiros Maycon Aram e Juca Esmanhoto, a Aram tem como conceito o de utilizar matéria prima de alta qualidade com redução na quantidade de lixo descartado, valorização de fornecedores locais engajados no projeto, durabilidade e fácil manutenção. A pressão gerada por um pistão, movimentado através de uma manivela, pode chegar a 14 bar, dependendo da velocidade em que ela é girada. A Aram promete um espresso diferente a cada extração e uma experiência única para cada pessoa.

Handpresso

Handpresso Pump
Handpresso Pump

O Handpresso, modelo Pump, talvez tenha sido o primeiro aparelho manual de espresso lançado no mercado. Projetado em 2008 na França, o Handpresso funciona como uma bomba de encher pneu de bicicleta para criar uma pressão de 16 bar.  Tem versões para café em sachê padrão E.S.E (Easy Serving Espresso) e para café em pó. De funcionamento bem simples, é leve e prático. Promete um espresso com muita crema. 

Kompresso

Cafflano Kompresso
Cafflano Kompresso

Produzido pela Coreana Cafflano, a Kompresso é o aparelho mais compacto e leve a produzir um autêntico espresso. A pressão é gerada através de um sistema hidráulico que obedece o Princípio de Pascal,  que estabelece que a alteração de pressão produzida em um fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do seu recipiente. A Kompresso promete uma pressão de até 9 bar, ao longo de toda a extração.

Prismo

Prismo
Prismo

A Prismo é um acessório para a a cafeteira Aeropress. Trata-se de uma válvula acionada por pressão e um filtro metálico reutilizável de 70 mícrons, que elimina ou reduz a quantidade de partículas de café na bebida, dispensando o uso do tradicional filtro de papel redondo da Aeropress. A moagem precisa ser bem fina pra criar uma bebida que o fabricante chama de “espresso style“. Como não é capaz de gerar tanta pressão, o resultado é um café, que embora tenha a intensidade do espresso, tecnicamente não poderia ser assim chamado. Testamos a Prismo com várias moagens e não conseguimos obter uma crema com espessura e persistência. É possível preparar outros tipos de café com ela.

Rok Espresso Maker

Rok Espresso
Rok Espresso

A ROK Espresso Makeré uma máquina de café manual feita com um metal de longa durabilidade. A fabricante oferece garantia total de 10 anos e, caso alguma peça se quebre, ela assume a substituição sem ônus para o cliente. Projetada em Londres, a Rok permite controle total da pressão de extração através do acionamento de duas alavancas laterais. Conta ainda com vários acessórios. Existem no mercado opções bem similares, como a Flair Espresso Maker (https://www.flairespresso.com/)

Todos os aparelhos não precisam de energia elétrica, apenas café em pó, água quente e alguma dose de força para criar a pressão desejada. Caso você se interesse em comprar alguma, antes de tomar sua decisão, analise todos os pontos, principalmente a qualidade do espresso, praticidade, portabilidade e custo benefício. Embora algumas opções sejam caras, se compararmos com o preço das máquinas de espresso, elas se tornam opções bem atraentes!

Bons espressos!