Novos cafés Single Origin

Um Tour pelos cafés de Cartagena, Colômbia

Cartagena é um dos principais destinos turísticos da Colômbia, país conhecido pela qualidade de seus cafés de montanha. A cidade, que é patrimônio mundial pela Unesco, é um microcosmos da Colômbia em relação aos movimentos do mercado de cafés.

Leia: A Terceira Onda do Café.

Fomos conhecer algumas cafeterias que estão iniciando o conceito de Terceira Onda do Café por lá, além de visitar as lojas da famosa marca da federação nacional dos produtores de café, a Juan Valdez.

Época Café

Época Café
Época Café

Caminhando pelas ruas da cidade amuralhada é possível ser levado pelos aromas de café sendo torrados até a bela cafeteria Época Café. Um pequeno torrador é o responsável pelos aromas, dentro e fora da cafeteria. Com certeza não é o torrador principal, mas cumpre bem o seu papel de demonstrar a torra de café aos turistas bem como espalhar o aroma pelas redondezas.

torrador epoca
Pequeno torrador do Época Café.

A cafeteria tem decoração em estilo clássico e fica localizada numa casa branca muito bem preservada. Conta com um menu completo, com vários métodos de preparo como Chemex, Hario V60, Frenchpress, Sifão, Aeropress e a Fretta, para cafés gelados ou Cold Brew. Tomamos uma Chemex, feita na nossa mesa por uma das baristas, sempre nos informando sobre os processos e características que iríamos encontrar no café. O café estava bem fresco, com sabores complexos e acidez muito sutil, um bom café!

Época Café
Decoração clássica do Época Café

O Época Café ainda conta com espressos e cappuccinos preparados numa La Pavoni de 2 grupos do ano de 1956 e restaurada pelos donos.

Café Del Mural

Localizado numa estreita rua do fervilhante bairro de Getsemaní, encontra-se o Café Del Mural. Com decoração bem descolada, o Café Del Mural conta com um laboratório de cafés com vários métodos.  Aqui o forte não são os espressos e sim os métodos da terceira Onda, a casa conta apenas com uma pequena máquina de espresso, mas é bem completa nos demais métodos.

Logo na entrada encontra-se um imponente torrador. O simpático dono, David Arzanus, nos conta que na Colômbia é extremamente difícil conseguir comprar cafés Especiais (acima de 80 pontos na SCA) por conta da forte política de exportação do país. Apenas 5% de toda a produção de Especiais ficam para consumo interno, o que torna o acesso à este tipo de grão impossível para as pequenas marcas.

Juan Valdez

A Juan Valdez é um exemplo organização, marketing e promoção dos cafés do país. Comandada pela federação nacional dos cafeicultores da Colômbia (FNC), a Juan Valdez é uma empresa de capital aberto e conta com uma enorme cadeia de lojas presentes em toda América Latina, EUA, Espanha e alguns países da Ásia.

Baristas em ação, Juan Valdez
Baristas em ação, Juan Valdez

Apesar de tratar-se de um conceito de fast food, percebe-se a dedicação em oferecer bons cafés aos consumidores. Aqui o forte são as bebidas geladas chamadas de Nevados. Mas também é possível encontrar os novos métodos da Terceira Onda.

Um conceito também da Terceira Onda são os novos cafés Single Origin da rede. Trata-se de cafés de diferentes origens, representando cada região produtora da Colômbia como a região de Tolima, Santander, Cauca, Nariño, Sierra Nevada, Huila e Antioquia, cada um com perfis de sabores e aromas próprios.

Novos cafés Single Origin
Novos cafés Single Origin

Nas lojas também é possível comprar canecas, xícaras, cafés liofilizados, copos térmicos e até roupas da marca.

A Colômbia produziu no último ano 14,312 milhões de sacas de arábica, destes, apenas 5% ou 716 mil sacas de 60Kg são direcionados ao mercado interno. Este número é insuficiente para abastecer as pequenas torrefações da Terceira Onda no país, de fato, é difícil encontrar cafés Especiais ou “De Especialidad” como dizem por lá. Nos locais onde fomos, as pessoas não estão muito habituadas com as terminologias da SCA (Specialty Coffee Association) e não sabem dizer as pontuações dos cafés, pois o acesso a esses grãos é extremamente limitado.

Nós brasileiros podemos nos sentir privilegiados em poder contar com pequenas marcas, como o Buenavista Café, que se esforça em estabelecer parcerias diretamente com os produtores, a fim de oferecer os melhores grãos produzidos aqui para seus clientes.

Gostamos muito dos cafés que tomamos por lá e, seguindo a tendência do aumento do consumo interno de cafés de alta qualidade, em breve estes cafés estarão disponíveis em novos locais e por novas marcas artesanais.

Então prepare suas malas e embarque nessa aventura cafeinada!

Uma ideia sobre “Um Tour pelos cafés de Cartagena, Colômbia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *